domingo

Imperatriz - MA - Discute Educação Bilíngue para Surdos

Compartilhe essa notícia! | Data : domingo, outubro 30, 2011 | Series :

Apresentação cultural, oficinas e palestras marcam os três dias do I Seminário de Educação Bilíngue para surdos nesta semana 27, 28 e 29 de outubro. O seminário é organizado pela Associação dos surdos de Imperatriz – MA e tem como um dos objetivos reconhecer a importância da educação bilíngue no desenvolvimento da pessoa surda.
Cerca de 200 pessoas estão participando do seminário. Estudantes, profissionais da área de Riachão, Governador Edson Lobão, Senador La Roque, de São Luís, do Pará e de Fortaleza marcam os três dias do encontro. “Estamos com um público muito bom e o objetivo é chamar a atenção para melhorar a qualidade do ensino de pessoas surdas, principalmente aqui em Imperatriz”, diz Adriana Oliveira, presidente da Associação dos surdos de Imperatriz.
Durante toda a programação que está acontecendo no auditório da Faculdade Atenas Maranhense (Fama) estão sendo ministradas palestras sobre a educação bilíngue. O bilinguismo parte da importância que o surdo deve dominar, enquanto língua materna, a língua de sinais, que é a sua fala natural, e como segunda língua a oficial de seu país.
Diná Silva graduada em Pedagogia e mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma das palestrantes do seminário e ressalta a importância da relação professor, aluno surdo e intérprete. “É importante essa formação do intérprete educacional, pois cada um em sala de aula tem seu papel. Relação entre professor, aluno surdo e intérprete, o papel de cada um, não esquecendo que os três têm que trabalhar em conjunto e tentando buscar o objetivo dentro de sala de aula que é a aprendizagem”, fala Diná Silva.

google+

linkedin