segunda-feira

Setembro Azul - Movimento Surdo

Compartilhe essa notícia! | Data : segunda-feira, agosto 29, 2011 | Series :

O movimento surdo em favor da educação e cultura surda tornou-se nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões e mobilizações em defesa do Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES.
Esta instituição federal, localizada no Rio de Janeiro, criada oficialmente pelo Imperador Dom Pedro II em 26 de setembro de 1857, é um verdadeiro Patrimônio Histórico e Cultural da comunidade surda brasileira e foi ameaçada de fechar suas portas. Somado ao temor do fechamento das escolas de surdos brasileiras, a Comunidade Surda posicionou-se com repúdio a opressão e discriminação sofrida pelos delegados surdos e ouvintes que foram à Conferência Nacional de Educação (CONAE/2010) defender propostas para a educação bilíngüe para surdos. As escolas de todo o país estão ameaçadas pela a imposição de um modelo de escola comum homogênea para todos, denominada “Escolas Inclusivas”. O Movimento Surdo organizou uma grande manifestação nacional, realizada em Brasília no dia 19,20 de maio de 2011, em defesa das escolas bilíngües para Surdos. Os surdos desejam escolas públicas, gratuitas e de qualidade, que utilizem a Libras como primeira língua (L1) e a língua de instrução, possibilidade extensiva às escolas particulares e filantrópicas, que possuem este foco escolar.
A verdadeira inclusão das pessoas surdas na sociedade inicia-se no respeito à sua diferença lingüística e cultural. Defendemos a liberdade de expressão dos surdos e seu direito de escolha, respaldados nos direitos humanos e lingüísticos. 
Nesta mesma linha de ação de sensibilização e luta, o Movimento Surdo realizará atividades em todos os Estados do Brasil durante o mês de setembro de 2011. Queremos mobilizar as autoridades e a sociedade para a garantia dos direitos humanos, lingüísticos e culturais da Comunidade Surda. Este é o setembro Azul!
Setembro azul
Setembro, mês que marca a lembrança das pessoas surdas, de suas lutas e conquistas. Alia-se a cor azul, que simboliza a comunidade surda em todo o mundo e está presente no laço que representa o conceito de ser surdo.
O setembro azul prevê seminários, palestras, apresentações teatrais, Passeatas, Audiências Publicas, Exposições, Festas etc. Nos diversos estados brasileiros.
Os principais eventos previstos são:
Dia 9 de setembro – SEMINÁRIO ESTADUAL DE DEFESA DAS ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS NO PNE, evento que ocorrerá simultaneamente em todas as capitais com o objetivo de apresentar propostas de emendas referentes à educação de surdos ao Projeto de Lei que instituirá o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de2011 a 2021.
Dia 10 de setembro: MANISFESTAÇÕES PELO DIA MUNDIAL DAS LINGUAS DE SINAIS que ocorrerão atividades em todo o mundo, com o objetivo de valorizar o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando da marca deixada na história dos surdos com a proibição às línguas de sinais impostas pelo congresso de Milão de 1880.
Dia 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo, data reconhecida pela LEI 11.976/2008 e escolhida em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil (INES) quando diversas atividades sociais e políticas serão realizadas em todo o país, na defesa dos direitos dos surdos.

google+

linkedin