sexta-feira

Abaixo-assinado em Defesa do INES e da Educação Bilíngue para Surdos.

Compartilhe essa notícia! | Data : sexta-feira, maio 13, 2011 | Series :

Esse texto foi publicado
por Mariana Hora, quinta, 
12 de maio de 2011 às 
22:37 no FaceBook
Assistente Social



"Em 24/03/2011, a comunidade surda brasileira foi surpreendida com a notícia de fechamento do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Logo depois nos foi esclarecido que na verdade o governo federal, através do MEC, expressou à diretoriado INES o seu desejo de encerrar as atividades do CAP (Colégio de Aplicação) que funciona dentro do INES com ensino fundamental e médio especificamente para alunos surdos.
Para quem não conhece, o INES foi fundado em 26 de setembro de 1857 (data que hoje usamos para comemorar o Dia Nacional dos Surdos), no Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II incentivado por um professor surdo vindo de Paris (França) Ernest Huet. É primeira instituição que se dedicou à educação de surdos no Brasil. De lá pra cá foram feitas mudanças no INESacompanhando o contexto histórico brasileiro e da educação de surdos. Hoje o INES tem a escola (CAP) e uma faculdade onde funciona o curso de pedagogia com foco na educação de surdos, no qual estudam alunos surdos e ouvintes, além de outras atividades.
Nós do movimento de surdos não queremos ficar parados. Mobilizamos todo Brasil, e cada vez mais está aumentando o número de assinaturas nesta petição virtual. O Ministro da Educação já afirmou, em 05 de abril de 2011, que não vai fechar o INES. Mas não estamos satisfeitos com a política de educação inclusiva proposta atualmente, por isso continuamos a nos mobilizar, vamos fazer manifestações em Brasília nos dias 19 e 20 de maio.
Nós, defendemos Escolas Bilíngües para Surdos, isso não é segregação, é respeito a uma modalidade lingüística diferente. Utilizamos no Brasil a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, em salas de aulas no modelo da "inclusão" os surdos não tem resultados satisfatórios por diversos motivos, que já foram bastante abordados em pesquisas, dissertações e teses.
Defender o INES é defender um patrimônio histórico e cultural da comunidade surda brasileira. É defender a liberdade de escolha dos surdos de optarem por estudar em escolas para surdos.
Porque obrigar todos os surdos a estudarem na escola inclusiva? Cadê a liberdade e a democracia?

Se concordarem, assinem e divulguem.
Agradeço aos que já assinaram e divulgaram!

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=LutaINES

Obs: após assinar no site (coloque seu e-mail verdadeiro), confirme sua assinatura através do seu e-mail."

google+

linkedin