Sobre o Profissional


PAULO HENRIQUE NASCIMENTO SOARES
paulohenriquelibras@outlook.com


Professor de Libras, Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa - TILSP, associado a APILCE - Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores de Libras do Ceará e membro da diretoria como Coordenador Regional do Vale do Acaraú e Adjacências, Bacharelando em Letras Libras (UFSC-IFCE), Pós-graduado em Educação Especial com Ênfase em Libras, Graduado em Pedagogia, Certificado pelo MEC através do exame de proficiência no Uso e no Ensino da Libras e na Tradução e Interpretação da LIBRAS - Língua Portuguesa (Prolibras). Atuante na comunidade surda desde 2007, exercendo a função Intérprete Educacional de Libras em escolas da rede municipal e estadual e Institutos de Ensino Superior. Mobilizador social promovendo o fortalecimento da comunidade surda, divulgação da libras e valorização do profissional TILSP, promove vários eventos visando formação, conscientização e sensibilização política para a acessibilidade dos surdos. Atualmente sou Professor de Libras na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.



Disciplina - Escola e Inclusão Social

Interpretando no IVA - Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú, Turma de Pedagogia,
Profª Iria Maria do Prado Moretz-Sohn conta sobre o intérprete: "O intérprete é um excelente profissional, bastante seguro, o qual promoveu ao aluno condições favoráveis de aprendizagem. Fiquei muito feliz em vivenciar a atuação profissional do intérprete, o qual contemplou uma convivência bastante harmoniosa com toda a turma."

Disciplina - Escola e Inclusão Social

Interpretando no IVA - Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú, Turma de Pedagogia, Profª Fárida Maressa Loureiro e Souza conta sobre o intérprete: "Muito dinâmico pois além de interpretar as minhas falas ainda interpreta as falas dos colegas para o aluno surdo, demonstra interesse em explicar para o aluno não se detendo somente a sala de aula, também o auxilia nos trabalhos; Possui desenvoltura; Demonstra domínio na língua de sinais."