quarta-feira

A Serviço da Inclusão - Modelo Surda de SC

Compartilhe essa notícia! | Data : quarta-feira, maio 23, 2012 | Series :
Modelo organiza curso e concurso de beleza para surdos
Primeira Miss Surda Santa Catarina tem 21 anos e trabalha em São José, na Grande Florianópolis

Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), levar dois dedos para imitar uma caminhada sobre o dorso do braço significa desfilar. Mas, para Rui Alessandro Zuzza, também significa esperança. Modelo profissional, que é surdo desde que nasceu, ele sempre acreditou que esse movimento pudesse ser a solução para um dos principais anseios da comunidade surda: a inclusão.

Modelo desde a adolescência, Rui jamais ouviu os aplausos que recebeu nas vezes que subiu na passarela. Mesmo assim, faz tempo que ele percebeu que os concursos de beleza também podem ser úteis na busca por igualdade. E Rui está por trás do primeiro curso de modelos surdos de SC, que tem início em junho, em Florianópolis, e que está com inscrições abertas.

— São diversas disciplinas que darão base para começar na profissão — explica Rui, que será o professor.

O que ele vai ensinar é praticamente o mesmo que usou na preparação das 14 candidatas do 1º Miss Brasil Surda, em março deste ano, em Fortaleza, no Ceará: lições de comportamento, postura e desenvoltura. Rui também ajudou na organização do concurso, inédito no país.

— Concursos de beleza dão visibilidade. Somos surdos, mas também podemos trabalhar, viajar e namorar — diz Rui, paulista que vive em Florianópolis há três anos.

Fonte: Entrevista traduzida por Wharlley Martins dos Santos.

Miss Surda SC e trabalhadora

A primeira Miss Surda Santa Catarina tem 21 anos e trabalha em uma farmácia de preço popular, em São José. Emanuelle Schmitt representou os catarinenses no 1º Miss Brasil Surda, em março, no lugar de outra modelo, que não participou do concurso por problemas pessoais.

Emanuelle sempre sonhou em ser modelo profissional e participa de pequenos desfiles desde os 10 anos. Mas foi somente no Miss Brasil que conseguiu entender a dimensão de sua paixão: pela primeira vez, ela conseguiu entender tudo o que foi dito pela organização e, então, pode sentir de verdade a vibração dos aplausos que recebeu.

Emoções também novas

Tudo inédito, para alguém como ela:

— Eles nos mostraram que podemos fazer as coisas tão bem quanto uma modelo que é ouvinte. Foi uma experiência importante. Pude conhecer outras garotas surdas que têm o mesmo sonho que eu, conhecer outras culturas.

Amiga é conhecida do público

Mas o jovem que fala e ouve com as mãos não sonha sozinho. Junto com ele, a também modelo Vanessa Vidal — que entrou para a história dos 54 anos do Miss Brasil como a primeira surda a disputar o concurso, em 2008 — dividem forças nesta luta. Vanessa é quem esteve à frente do 1º Miss Brasil Surda, e já trabalha para promover o segundo, em 2013, também em Fortaleza (CE).

Rui continua sonhando alto. Ainda este ano, quer realizar concursos de Miss em 12 regiões-polo de SC, para que, no fim do ano, todas participem do 1º Miss SC Surda — iniciativa que, aos poucos, deve ser criada também em outros Estados.

— É importante criar esse tipo de concurso local. É daí que sairão candidatas mais preparadas para o Miss Brasil e, então, poderemos ter um concurso democrático — afirma Vanessa.

A equipe tinha algo em comum

O 1º Miss Brasil Surda virou realidade em março deste ano. Recebeu um empurrãozinho do organizador do Miss Deaf Internacional, concurso mundial só com misses surdas. O Brasil participou do evento pela primeira vez no ano passado, com Vanessa, que voltou para casa trazendo experiência e força de vontade:

— Tive que lutar muito para buscar patrocínio. Consegui hospedagem, restaurantes, apoio com lojistas, mas sofri com o preconceito.

Quase toda a equipe que coordenou o concurso era surda: a estilista, o coreógrafo, o chef de cozinha. A apresentação do desfile — feita por Rui e Vanessa — foi em Libras, mas traduzida por um intérprete aos ouvintes.


Curiosidades

::: O último censo demográfico, realizado em 2010, apontou que 5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência auditiva.

::: Isso representa cerca de 9,7 milhões de pessoas.

::: Quase 1,5 milhão delas estão em Santa Catarina.

::: A Língua Brasileira dos Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em 2002.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O curso

::: O que: curso de modelagem para surdos.

::: Onde: Na Associação de Surdos da Grande Florianópolis, na Rua Trajano, 168, 6º andar, Centro, Capital.

::: Quando: início em 2 de junho, sempre aos sábados das 14h às 18h.

::: Duração: 6 meses.

::: Inscrições: até o dia 31 de maio.

::: Requisitos: ter idade entre 16 até 35 e altura de 1,60m até 1,80m.

::: Quanto: R$ 15 a inscrição e R$ 80 a mensalidade.

::: Mais informações: modelossurdos.asgf@gmail.com.

Fonte: Diário Catarinense

google+

linkedin