sábado

Os surdos e os sultões otomanos

Compartilhe essa notícia! | Data : sábado, maio 19, 2012 | Series :
Os surdos e os sultões otomanos 
Alexander Oviedo
Tradução de Elisabete de Camargo Magalhães Castro

Sabes quem eram os Sultões Otomanos? Sultões eram os reis do império do Otomano, muito grande e poderoso. Os Sultões tiveram um problema. Não podiam falar diretamente com o povo, porque era tabu (proibido) ouvir a voz do sultão. Por essa razão havia um assistente em que o Sultão sussurrava e este, repetia alto. Era muito complicado. O Sultão Suleiman teve dois jardineiros. Eram dois irmãos surdos. Com unicavam-se em sinais. O Sultão ficou observando e pensava que os sinais eram bons e a voz não fazia falta, assim acabariam os problemas se ele aprendesse a língua de sinais. 
O Sultão chamou a ambos e disse que queria aprender os sinais, os irmãos surdos ensinaram-lhe tudo o que sabiam. Mais tarde, Sultão chamou os que trabalhavam no palácio e ordenou que todos aprendessem a língua de sinais. Todos os ouvintes aprender am. Como eram muitos pessoas, os irmãos não estavam conseguindo ensinar a todos. O Sultão ordenou que procurassem o povo Surdo. E assim, muitos surdos vieram ao palácio e ensinaram . Muitos surdos foram viver no palácio. O Sultão começou a usar a língua de sinais.

A língua dos sinais do sultão foi chamada “ixarette” (na língua Turca ). No palácio, o ixarette era elegante.
Os embaixadores vinham sempre ao e perceberam que ninguém falou. Todos fizeram sinais. Os embaixadores ficar am surpreendidos e pediram intérpretes. Mais tarde, os embaixadores retornaram a seus países e escreveram sobre os sinais do palácio de Suleim an. Suleiman teve muitos palácios, e em todos os palácios viviam muitos surdos, e tinham trabalhos diferentes. Alguns eram os instrutores, outros eram cozinheiros e jardineiros. Os Guarda-Costas do Sultão eram todos surdos. Assim foram abertas muitas
escolas de língua dos sinais nos palácios. E os povos surdos e ouvintes inventaram muitos sinais novos, e conversavam sobre todos os assuntos. Ao morrer em 1566, seu filho de Selim era Otomano e o novo do sultão, continuou usando os sinais, todos os sultões seguiram o exemplo. Esse costume durou diversos séculos. No ano de 1923, o império do Otomano terminou, o povo surdo abandonou os palácios.




google+

linkedin