Inicio agora uma nova série de postagens que poderão auxiliar professores que trabalham com alunos surdos do ensino fundamental II, caminhos que poderão ser seguidos para que haja um bom aproveitamento na aprendizagem do aluno. Todas as experiências que aqui serão postas, são de aulas desenvolvidas em meu local de trabalho, onde os ingredientes principais foram força de vontade do professor, juntamente com a pesquisa do intérprete. Nenhum objetivo será alcançado se não houver a união desses ingredientes.
( As aulas aqui descritas não seguirão nenhum padrão formal , é apenas um relato da dinâmica em sala de aula.)
Comece esse assunto utilizando o slide abaixo que contém definições, gravuras, explicações. O professor poderá explanar sim, colocando algo mais, contextualizando.
No slide há sugestões de fábulas que poderão ser lidas em grupo, elas encontram-se no site a seguir: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfab.htm
O porquê do vídeo legendado? Em salas inclusivas, é uma forma de abranger os alunos ouvintes.
Depois em dupla: Produção de uma fábula seguindo a ordem:
1 – Os personagens: que tipo de animais a dupla poderia escolher?
2 – O local: Onde esses dois animais se encontram?
3 – O que acontece? O que eles falaram entre si, houve o quê?
4 – O que aprendemos com isso? (aqui encaixa-se a moral)
- Qualquer aula para surdos precisa ser necessariamente VISUAL, pois o campo da visão é o caminho de aquisição e de ligação com o conhecimento.
- Dispense longos textos, se poder demonstrar na prática seu conteúdo, explore essa possibilidade.
- Mediante minha experiência sugiro: Sempre permitam que os surdos copiem algo da matéria, podendo ser definições e/ou pequenos resumos da aula, pois será posteriormente usado para estudos e esses resumos
- poderão ser úteis para elaboração de trabalhos e provas;
( As aulas aqui descritas não seguirão nenhum padrão formal , é apenas um relato da dinâmica em sala de aula.)
AULA DE PORTUGUÊS – FÁBULAS
No slide há sugestões de fábulas que poderão ser lidas em grupo, elas encontram-se no site a seguir: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfab.htm
O porquê do vídeo legendado? Em salas inclusivas, é uma forma de abranger os alunos ouvintes.
Depois em dupla: Produção de uma fábula seguindo a ordem:
1 – Os personagens: que tipo de animais a dupla poderia escolher?
2 – O local: Onde esses dois animais se encontram?
3 – O que acontece? O que eles falaram entre si, houve o quê?
4 – O que aprendemos com isso? (aqui encaixa-se a moral)
1 comentários:
Tulis comentáriosMaravilhoso!!! Parabéns Paulo Henrique pelo post! Precisamos mais desses materiais para avançar no ensino e Portugu~es como L2 para surdos! Emiliano
Reply