domingo

Garantia de criação de Escolas Bilíngues no PR

Compartilhe essa notícia! | Data : domingo, dezembro 04, 2011 | Series :
Para dar continuidade à proposta de criação de escolas bilíngues no Paraná, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) acompanhou a Comunidade Surda de Guarapuava em audiência com o Secretário de Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns.

A reivindicação da comunidade é antiga. Em setembro deste ano os representantes dos surdos já estiveram na Assembleia para apresentar a todos os deputados a pauta do movimento surdo e a defesa das escolas bilíngües, ou seja, aulas em língua brasileira de sinais (Libras) e língua portuguesa como uma segunda língua escrita. “O deputado Cesar Silvestri Filho foi um dos parlamentares que se interessou pela nossa causa e passou a nos dar apoio”, explicou a professora Sueli Fernandes.

Assim, como representante da comunidade dos surdos, o deputado fez uma explanação sobre a necessidade de se criar escolas bilíngues no Estado, com as Libras sendo a primeira língua do ensino. 


“Os surdos tem nível de conhecimento e capacidade para ter uma inclusão plena no mercado de trabalho, mas precisam de orientação educacional e isso se consegue com professores capacitados para dar aulas em libras”, explicou o deputado.

Segundo Flávio Arns, a comunidade foi bem representada pelo deputado que recebeu elogios do secretário. “O deputado deu todos os argumentos possíveis para levarmos adiante essa reivindicação. E sou totalmente a favor do pedido de vocês. Vamos fazer nossa parte e se fizermos certo, o Paraná torna-se referência, então, que sejamos referência!”, concluiu Flávio Arns, pedindo para que a comunidade elabore um plano com as necessidades e coloquem em discussão com a comunidade.

Baixo Aprendizado

Uma das reivindicações para a criação de escolas bilíngues é a qualidade de ensino oferecida aos surdos, pois hoje a política do Governo Federal de estimular a inclusão colocou alguns alunos surdos em escolas regulares, o que na prática apresenta resultados com baixo aprendizado, já que os professores não preparam as aulas pensando nos surdos. “Quando o professor vai dar aula para um surdo é preciso ter alguns cuidados didáticos, por isso, se nós investíssemos mais tendo escolas de referencia bilíngue com professores bilíngues e mais alunos surdos dentro da mesma sala existiria uma interação maior entre os alunos e sem dúvida, uma inclusão mais efetiva”, completou Cesar Filho.


(Do Blog: É isso que não compreendem: a necessidade de uma maneira educacional mais efetiva para os surdos, para que tenham a mesma oportunidade de aprendizado, isso é uma real inclusão.)
Decreto


O deputado Cesar Filho também entregou ao secretário Flávio Arns um decreto publicado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab em 11/11/2011, criando seis escolas bilingues tendo a Libras como primeira língua. “Isso foi um grande incentivo para a comunidade dos surdos e com esse exemplo podemos ter um modelo para seguir”, comentou Cesar Filho.


Fonte: REDE SUL DE NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS E GRIFOS DO BLOG 

google+

linkedin