sexta-feira

Alunos surdos concluem o ensino médio em Itapajé

Compartilhe essa notícia! | Data : sexta-feira, dezembro 23, 2011 | Series :
Ontem dia 22 de Dezembro foi a festa de encerramento do ensino médio na Escola Monsenhor Catão, uma dia especial e marcante para cada formando que se fazia presente, em especial aos quatros alunos surdos: Carlos André, Antônia, Adriano e Leidiane.  Pretendo ser breve nas palavras que dedico a vocês. Hoje vocês colocarão com mais intensidade os dois pés no mundo dos adultos, no mundo do trabalho, quiçá na vida universitária, mas sobretudo, no mundo real! E nós, incluo aqui todos os meus colegas professores que foram coparticipantes nessa lida, em especial a professora Viviane Lima Sales, que nos realizaremos ainda mais quando verificarmos que os nossos alunos, apesar de nossas falhas, de nossas impaciências, de nossas indissiocrasias, de nossa gana de ensinar, de nossa vontade de fazer o certo, de nossa humanidade, conseguirem, na maior parte das vezes, fazerem as escolhas corretas!
Mas não se enganem, estimados alunos, escolher o certo é quase sempre o caminho mais difícil! Ser ético, solidário, correto, colaborador de um mundo possível e melhor pra todos é o mais trabalhoso dos caminhos! Mas se vocês, a cada dia, a cada ato, a cada escolha, não perderem isto de vista, então os nossos esforços terão valido a pena! O mais importante na escola que vocês estão deixando agora não são os conteúdos estudados e eventualmente aprendido por vocês (embora parte deles lhes sejam úteis...) muito menos as notas (este câncer que insiste em permanecer na escola!). O mais importante foram as amizades que vocês construíram aqui, as alegrias e também as tristezas partilhadas, as competências desenvolvidas no ato de viver em colaboração, de agir com solidariedade e correção e ética!
Que vocês sejam vitoriosos na suas vidas profissionais e pessoais, que levem o que há de melhor em cada um dos seus professores, por que nós, com absoluta certeza, aprendemos muito com cada um de vocês!
Sejam eternos alunos da Escola Monsenhor Catão em cada mínima coisa que venham a fazer, sejam visceralmente corretos, honrados e éticos!
E finalmente termino agradecendo a todos vocês, Carlos André, Antônia, Adriano e Leidiane, obrigado por terem me tornado uma pessoa melhor do que eu era há três anos atrás, obrigado por me fazerem ser um intérprete melhor do eu era ha três anos atras e obrigado por terem me transformado num educador melhor do que poderia ser se não tivesse trabalho com vocês!
Eu aprendi muito, mas muito, muito mesmo com vocês!
Eu sou eternamente grato a vocês por isso, e agora, como diria Exuperry, vocês são eternamente responsáveis por mim, porque todos vocês, cada qual ao seu modo, me cativaram!
Sejam felizes e sejam corretos! Tudo o mais virá naturalmente! Que o Deus da Vida esteja sempre com vocês!
Obrigado!

google+

linkedin

2 comentários

Tulis comentários
avatar
Unknown
Admin
23 de dezembro de 2011 às 06:21

Parabéns a todos que participaram de tão importante vitória é um marco para Itapajé e para vcs que fazem a Educação.
E vcs surdos vitoriosos Deus os abençoe quero vê-los na faculdade ok.

Reply
avatar
Anônimo
Admin
23 de dezembro de 2011 às 08:19

Parabéns aos quatro! Pouco a pouco, estamos rompendo as décadas de preconceito e discriminação, as barreiras estão sendo quebradas!
Emiliano

Reply