sexta-feira

Vanessa Vidal no evento nacional "Viver sem Limites"

Compartilhe essa notícia! | Data : sexta-feira, novembro 18, 2011 | Series :
Dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 apontam que 23,91% da população possuem algum tipo de deficiência, totalizando 45 milhões de brasileiros. Para elas, o governo federal lançou hoje (17) o Viver Sem Limite, que reúne uma série de ações nas áreas de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social com o objetivo de promover a autonomia e o acesso aos serviços públicos das pessoas com deficiência.
A jovem cearense Vanessa Vidal, que fez questão de viajar a Brasília para o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é uma dessas pessoas que lutam para que todos tenham oportunidade iguais. Entretanto, a surdez que a acompanha desde o nascimento nunca foi encarada como barreira para atingir seus objetivos. Aos 13 anos, Vanessa decidiu que seguiria a carreira de modelo e, em 2008, foi eleita Miss Ceará e segundo lugar no concurso Miss Brasil. Desde então, uma série de conquistas, dois cursos superiores e uma carreira internacional foram trilhados por ela.
Na solenidade no Palácio do Planalto, o objetivo de Vanessa era entregar à presidenta Dilma Rousseff um exemplar de seu livro recém-lançado “A verdadeira beleza”, um meio de dizer ao mundo que a deficiência não é impeditivo para o pleno desenvolvimento social e profissional. A barreira, em sua visão, é o preconceito que as pessoas com deficiência têm que enfrentar diariamente para estudar, trabalhar e ter condições de igualdade na sociedade.
Nesse sentido, o Viver sem Limite é uma vitória de toda a sociedade brasileira, garante Vanessa, ao defender que, apesar dos avanços já alcançados, ainda há um caminho longo a ser trilhado, como a expansão da linguagem de libras e interação da sociedade “com esse outro idioma”.
“Antes, pessoas com deficiência eram subestimadas. Agora é preciso que nós estejamos felizes, porque temos o direito de estar inseridos em todos os espaços da sociedade e de mostrar toda nossa potencialidade, quebrando a barreira do preconceito. É uma vitória saber que um dos objetivos do Plano é expandir o acesso a linguagem de libras”, frisou.


Fonte: BLOG DO PLANALTO

google+

linkedin

4 comentários

Tulis comentários
avatar
18 de novembro de 2011 às 00:31

Tenho certeza que ela não falou "linguagem de Libras"... o correto seria Língua Brasileira de Sinais!

Reply
avatar
18 de novembro de 2011 às 01:28

É verdade Thalita, com certeza ela não usou essa palavra ;)As vezes sinto vontade de mudar algumas palvras que estão nas reportagens, mas não é certo mudar pois perde créditos com os visitantes do blog. Mas comentários assim como o seu faz toda a diferença. Obrigado!

Reply
avatar
Yuri Barreto
Admin
18 de novembro de 2011 às 14:01

O Paulo Henrique trabalha de maneira ética. Excelente a matéria!

Reply
avatar
14 de dezembro de 2011 às 08:05

Admiro muito a ela e tbm esse o blog que esta prefeito..
Abraços.

Reply