terça-feira

Literatura em Língua de Sinais - Caruaru - PE

Compartilhe essa notícia! | Data : terça-feira, novembro 15, 2011 | Series :
No domingo (13), na programação da tenda Sherazade, um grupo de professoras em biblioteca de Rede Pública da cidade de Caruaru, realizou um espetáculo de contação de histórias infantis de forma diferente. A narração de livros na Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi feita por meio de Fabiana Feitosa, Rosineide Santos Mota e Cícera Maria, apresentando ao público da Fliporto Criança, uma maneira alternativa de estabelecer comunicação, portanto, como forma de inclusão social.
No início da palestra, Fabiana ensinou aos espectadores gestos e formas que traduziam os desejos e indagações dos surdos. Em seguida, a tradução de livros infantis em Libras foi incrementada pela mostra de objetos com cores e formas que faziam menção ao texto originalmente produzido em papel. Interessados, pais e filhos; deficientes e não, olhavam atentamente para a palestrante. O que comprovou que a tradução de livros infantis para a linguagem usada pelos deficientes auditivos é uma atividade de inclusão social e fomento da literatura. Que pode ser apreciada de forma ampla, de modo que toda a sociedade esteja tocada pela beleza e sentimentalismo da leitura.
A professora Rosineide Santos, comenta que a elaboração de uma dinâmica de difusão da comunicação a todos os públicos é de extremo valor para a formação de uma sociedade igualitária. “Unir os públicos através de histórias é uma maneira de promover o conhecimento. E, dar aos deficientes auditivos esta possibilidade, é, sem dúvida, a melhor forma de complementar o círculo do conhecimento.”
A palestra foi assistida por pais e filhos; crianças ouvintes e não ouvintes; deficientes e não deficientes. E comprovou que a Fliporto 2011 buscou na literatura o mote para fazer das diferenças o gancho para a socialização. A acessibilidade é um dos pilares da organização da Festa Literária, que procurou adaptar todos os espaços com acessos a pessoas portadoras de deficiência.

Por: Brenda Coelho

Fonte: FLIPORTO

google+

linkedin