terça-feira

É reconhecida a Língua de Sinais na Nova Zelândia

Compartilhe essa notícia! | Data : terça-feira, outubro 18, 2011 | Series :
Lingua gestual aceita de bom coração, mas muito mais pode ser feito para as pessoas com problemas de deficiência. O Ministro Hon Tariana Turia lançou  a revisão do Novo Idioma Registe Zelândia Act 2006 hoje. A Nova Zelândia foi estabeleceu a sua Lingua de Sinais oficial

"A aprovação da Lei foi um dia marcante para a comunidade de surdos que enviou um sinal importante sobre seu lugar em nossas comunidades e whanau", diz Sra. Turia.

"Os surdos têm o direito de se comunicar usando a linguagem de sinais em situações oficiais, como nos tribunais. Nova Zelândia língua de sinais também pode ser aprendido na escola como uma escolha de idioma. Devemos olhar para construir o uso da língua de sinais na tela de todas as interações, a partir de eventos públicos para conversas pessoais.

"Os acontecimentos recentes, como o terremoto de Christchurch tem mostrado o quão longe nós viemos para aceitar a lingua de sinais como uma parte regular de comunicação com a comunidade. A intérprete de lingua gestual foi ao lado dos briefings de emergência televisionado pelo prefeito Bob Parker, o que significava locais surdos poderia saber o que estava acontecendo ao mesmo tempo, como todos os outros.

Surdos Aotearoa tem feito excelente trabalho para promover a conscientização e uso da lingua gestual, incluindo a sua SEMANA ANUAL DA LINGUA DE SINAIS na Nova Zelândia durante abril / maio. "Um evento emocionante durante a semana de 2011 foi o lançamento da tradução para linguagem gestual do hino nacional, tanto as versões em Inglês e Maori. Dei os parabéns Aotearoa Surdos por esta conquista. Você também pode ver o hino realizada em língua de sinais em todos os All Blacks jogo durante a Copa do Mundo de Rugby ", diz Sra. Turia.


"A revista destaca que há mais trabalho a ser feito para garantir que a língua de sinais torna-se uma característica regular da vida neozelandeses. Em 2012, vou estar a pensar em como podemos implementar as recomendações da análise de promover da língua de sinais ", diz Ms Turia.

A Nova Zelândia Idioma Sign Act promove e mantém o uso da língua de sinais, prevendo a sua utilização em processos judiciais e define princípios orientadores para os departamentos do governo para usar a linguagem de sinais. Um número de agências do governo já forneceu informações em linguagem gestual. Recentemente, o Instituto de Questões Deficiência teve a Nova Zelândia Lei Língua Gestual traduzida para linguagem gestual.


Fonte: NZ NEWS SUK

google+

linkedin