domingo

Cultura Surda: Se constrói pela experiência visual

Compartilhe essa notícia! | Data : domingo, outubro 16, 2011 | Series :
De sensibilização para as necessidades e direitos das pessoas com deficiência auditiva, o empregado com diversidade funcional, a área de Benefícios, Maria Cristina Mongelos excursionou diversas áreas da Itaipu. A atividade foi inspirada por mímicos, que recriaram a vida diária de uma pessoa surda.
Mary aproximou pares Mongelos de outras áreas da Itaipu, com um intérprete por causa da dificuldade envolvida na audição - para dar a conhecer as muitas barreiras que deve enfrentar ao se comunicar e interagir com o meio ambiente.
Ela trabalha no estado 22 anos. escrita. No entanto, ele observou que, infelizmente, não pode viver a mesma situação com o resto dos companheiros de Itaipu.
"A barreira de comunicação é especialmente verdadeiro em cursos, oficinas ou treinamento. Às vezes eu não posso ir a esses lugares porque não há intérpretes e, embora seja interessado em participar e aprender, o problema é que se eu não conheço muito ", disse ele.
Ele argumenta que a proposta de assistência pessoal de um intérprete, na negociação do acordo coletivo de trabalho, assim e assim o que as pessoas com deficiência física.
Ele disse que a assistência de um intérprete, não é necessária no local de trabalho, mas em todos os aspectos da vida, porque necessidades básicas, tais como consultas médicas, reuniões, palestras, etc.
ensinar a língua dos sinais, mas indica que é necessário conhecê-la completamente, mas pelo menos o básico, como saudações ou palavras que são usados ​​diariamente no trabalho, "Eu quero ensinar, mas não me dá espaço", disse ele.
Mencionou que ele tem um bom relacionamento com ex-colegas da entidade, enquanto os novos parceiros serão mais difíceis de integrar, porque o mesmo problema também ocorre neles.
"Eu entendo as pessoas que vêm falar e entender se eu tentar me fazer entender", acrescenta ela.
Entre outras coisas, destacou que o que eu poderia fazê-la se sentir mal, seria obrigá-la a ir para um seminário em que, por falta de um intérprete, ela não conseguia entender nada.
Surdez
A surdez é definida como dificuldade ou incapacidade de usar o sentido da audição, devido à perda parcial ou total da audição.
Como resultado, surdo / têm dificuldades de comunicação como um predominantemente ao redor do ouvinte. Estas dificuldades de comunicação são os obstáculos à participação social, particularmente, limitando o acesso à informação e ao conhecimento.
Capacidade cognitiva não é afetada pela surdez, mas a ausência de limites auditiva o acesso à linguagem oral, especialmente na fase crítica da aquisição da linguagem na infância.
A falta de acesso provoca atrasos na aprendizagem de línguas. A grande maioria das pessoas surdas têm pais ouvintes que usam a linguagem oral com que o surdo não consegue se comunicar plenamente, para que o acesso à linguagem ocorre em idade escolar.
Em escolas especiais têm o primeiro contato com outras crianças surdas e da interação desenvolve a capacidade de linguagem natural que todos nós possuímos, através de linguagem gestual, visual e gestual.
O uso dessa linguagem e dinâmica social que gera forma a base do que é conhecido como Cultura dos Surdos, onde o conhecimento do mundo é construído a partir da experiência visual.
Importância do Intérprete
Algumas pessoas com deficiência precisam de ter um assistente pessoal para gerenciar em um ambiente com barreiras. É para pessoas com deficiência física que precisam de ajuda se locomover.
Para pessoas surdas, barreiras de comunicação é essencial para ter um intérprete de linguagem gestual, permitindo-lhes livre acesso à comunicação em situações como:
• Reuniões de trabalho.
• Os cursos de formação.
• Estudos em diferentes níveis.
• Médico e legal.
• Conferências e Seminários.
Tecnologia da informação e comunicação também fornece recursos valiosos para facilitar a inclusão social eo emprego das pessoas surdas. O telefone móvel e internet por meio de mensagens de texto e vídeo em tempo real, significou uma revolução para a comunicação visual, beneficiando as pessoas surdas em todo o mundo desta forma pode ter uma comunicação direta, sem intermediários.

Fonte: ITAIPÚ BINACIONAL 

google+

linkedin