O projeto está enquadrado por um
compromisso com as metas educacionais para governos ibero-americanos e,
especificamente, na meta em suas principais competências em conhecimento e uso
de sua língua nativa e em diferentes formas de comunicação e expressão. O prêmio "Escola, escrita
filme", ocorre em todos os países da América Latina e faz parte de uma
série de ações criadas no âmbito do "Programa para o fortalecimento das
línguas da América Latina na educação", que visa alcançar a produção de
scripts em qualquer das línguas faladas na região da América Latina, incluindo
a linguagem de sinais.
Esta proposta baseia-se na
escrita de histórias como uma criação coletiva, para que os alunos devem ler
pesquisa, consultoria, ver produções audiovisuais, narrando, edição, concordar,
discutir e reescrever a intenção de atingir a conta desejada. Propõe-se a trazer o filme para a
escola, promover a educação das novas gerações através da expressão de seu
pensamento, suas idéias e afetos, e ao mesmo tempo melhorar o seu conhecimento
de cinema e sua avaliação a esse tipo de comunicação.
Neste contexto, a Confederação
Nacional de Surdos da Espanha e da Organização dos Estados
Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) convida os alunos
de escolas de 12 a 15 anos, com deficiência auditiva a participar e produzindo
histórias / estórias para escrever o roteiro e produzir filmes de curta
metragem em língua gestual.
BASES
O que é
Alunos que desejem participar
irão desenvolver suas histórias / estórias e scripts e enviados para o concurso
com o apoio do centro.
Um júri nacional composto por
cineastas e representantes dos Ministérios da Educação e Cultura irá selecionar
três histórias / contos do total feito e será produzido como curtas-metragens
em colaboração com jovens cineastas.
Quem pode
participar:
Estudantes participantes /
deficientes auditivos de 12 a 15 anos e pode incluir a ouvir os alunos como
colaboradores.
De trabalho temáticos:
De trabalho temáticos:
Os temas das histórias são
livres. Os participantes podem escolher os temas que eles escolherem.Recomendamos que
as histórias acontecem em lugares fechados para reduzir o custo de transporte
Fases no
desenvolvimento de histórias script:
Fase 1:
Preparação da história / história
Para a preparação da história /
estória, que irá apoiar o script, você deve ler, pesquisa, consultoria, ver
produções audiovisuais, narrando, edição, concordar, discutir as intenções e
re-escrever para conseguir a conta desejada.
Fase 2: Âmbito do "guionación" da história
Fase 2: Âmbito do "guionación" da história
Uma vez
que o pensamento das cenas de história / narrativa identificados
"chaves" da história. Um
será escolhido e descreveu a cena completa, incluindo os diálogos. Como
um gênero literário é raro nas escolas, haverá apoio e orientação de materiais
que irão orientar o processo.
Fase 3:
Relatório de Progresso 1
Um relatório que recupera e diz o
transito experiência totalmente criativo ou participantes.
Apoiar o
desenvolvimento da proposta:
No site da OEI estudantes podem acessar os materiais, as orientações, guias, vídeos, entrevistas com cineastas que apoiar o desenvolvimento de histórias.
No site da OEI estudantes podem acessar os materiais, as orientações, guias, vídeos, entrevistas com cineastas que apoiar o desenvolvimento de histórias.
Prêmios:
Nós selecionamos três histórias /
estórias será recompensado com:
- Produção
de curtas-metragens de cineastas histórias como profissionais ou
estudantes avançados de cinema. Esses curtas-metragens serão gravados
em linguagem gestual.
- Uma
viagem a Espanha para uma semana em setembro de 2012. A viagem
incluirá participação no Congresso de línguas latino-americano em
Educação, a ser realizada em Salamanca e que irá apresentar os filmes
vencedores curto de todos os países latino-americanos.
Durante essa semana, os vencedores serão acompanhadas por todas as crianças / as vencedores do "Concurso Escola Ibero-americana escrever, e cinema", realizado em diferentes países.
Prazos:
Chamada: 15 de outubro de 2011
Os participantes terão três
meses para preparar e apresentar seus roteiros a partir da data da
notificação da proposta.
Prazo: até 15 janeiro de 2012
Seleção
dos trabalhos: 15
de janeiro de 2012 a 28 de fevereiro de 2012
Entrega
dos prêmios: 1
de março de 2012
Produção
de curtas-metragens: de
2 de março de 2012 a 15 de julho de 2012
Apresentação
de curtas-metragens: Congresso
Latino Americano de Línguas, Salamanca de 5 a 07 de setembro de 2012.
O que
apresentar:
1. a) História / história,
b) identificaram uma cena description "chave" completo e diálogo. (Conforme
definido e explicado no "Guia para a elaboração de
scripts" encontrado no site da competição.)
2. Relatório do processo de
criação
Como
enviar:
Todos os textos páginas A4,
tamanho 12 e espaçamento entre linhas. O script não tem mais de quatro
páginas.
Em uma folha separada deve conter
as seguintes informações:
Nome do participante ou
participantes
Ano
Seção
Vez
Escola / Instituto
Endereço
Telefone
E-mail
Departamento / Região
Província / Estado
Ano
Seção
Vez
Escola / Instituto
Endereço
Telefone
Departamento / Região
Província / Estado
Carta Director da Escola ou
submeter-se ou participar no Concurso.
Onde
apresentar:
Ele produziu (script, o processo
de criação de relatórios e dados de referência) são mostrados na
Secretaria-Geral da IEO.
E-mail: concursooei2@oei.es
Mail:
OEI
c / Bravo Murillo 39,
28015 Madrid (Espanha)
c / Bravo Murillo 39,
28015 Madrid (Espanha)
Site do
programa: www.oei.es/lenguas/concurso2.html
1 Desta forma, haverá dois registros discurso produzido pelos alunos com o propósito do projeto.