sábado

Avatar ajudará a Surdos a procurar empregos!

Compartilhe essa notícia! | Data : sábado, outubro 15, 2011 | Series :
Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Sevilha (EUA) , dirigido pelo Professor José Gabriel de Amores Carredano, trabalhando no desenvolvimento de um protótipo de um avatar, integrados em um site, ser capaz de responder perguntas através linguagem de sinais sobre emprego.

Esta aplicação é desenvolvida no âmbito do projecto de excelência assistente virtual AVIDEA às pessoas com deficiência. A equipe de pesquisa inclui especialistas em lingüística, tradução automática, linguagem de sinais, processamento de linguagem natural, comunicação não-verbal e desenvolvimento de software em os EUA.
 A plataforma é destinada a pessoas com deficiência auditiva e com diferentes níveis de alfabetização. Para este fim, o programa oferece duas maneiras para interagir com o avatar. Por um lado, a pessoa afirma informações através do teclado do computador eo assistente virtual responde em linguagem gestual. A segunda opção é para fazer qualquer pergunta ou preocupação em linguagem gestual.

Neste modo, um indivíduo ligado através de uma webcam é responsável por transcrever essas perguntas através de um teclado para o avatar, que responde a quem fez a pergunta inicial em linguagem gestual. A possibilidade de que o usuário escolha como você interage com o que é conhecido como o diálogo multimodal. Será também possível usar uma combinação de ambos.

Acessíveis a surdos com baixa escolaridade

"Atualmente, existem sites com um assistente virtual, mas que não é acessível para pessoas surdas, porque seu nível de alfabetização podem ser baixos. Pense em como poderíamos adaptar esses sistemas para torná-los acessíveis às pessoas com deficiência auditiva, independentemente do seu nível de alfabetização ", diz o investigador principal.

As características dos sistemas de diálogo multimodal tornar o estudo do projeto é uma tarefa inerentemente multidisciplinar. "Todo o modo de interação traz seus próprios problemas e requer expertise em diferentes áreas," Amores matiz.

A equipe tenha subcontratado a empresa Intelligent Diálogo Sistemas de desenvolvimento e integração avatar em um site. Eles também têm a cooperação do Projeto WIN , a Universidade de Castilla-La Mancha ea Fundação CNSE para a eliminação de barreiras de comunicação.

Os pesquisadores prevêem que o assistente virtual pode ser incluído nos sites de agências governamentais que fornecem informações sobre o emprego. Você pode então responder a outras demandas do grupo de deficientes auditivos, por exemplo, saúde.

Com a ajuda do Mágico de Oz

Para informações detalhadas como acessar e se comunicar com um surdo avatar (se a linguagem de sinais ou teclado) ou sabe como fazer busca de trabalho, os pesquisadores começam o estudo do chamado Wizard of Oz experimentos.

É um modo no qual os usuários interagem com um sistema de computador que eles acreditam ser autônoma, mas que realmente está sendo controlado em segredo por um outro sujeito. Vinte indivíduos com deficiência auditiva, pertencentes a qualquer dos grupos ou associações com as quais os EUA colabora neste projeto foram selecionados para participar nesta parte inicial da investigação.

O desenvolvimento de avatares e personagens virtuais não é nova e existem inúmeras aplicações comerciais que explora, mas muito poucos dos participantes são capazes de se comunicar com pessoas com deficiência auditiva. De acordo com a equipe de pesquisa, tem havido tentativas anteriores de desenvolver avatares linguagem de sinais em outros idiomas, incluindo Inglês Britânico, coreano e castelhano.

No entanto, nenhum deles foram integrados em um sistema multimodal de diálogo, onde o modo de saída para os deficientes auditivos é um dos possíveis, o mesmo nível que outros, como voz.

Fonte: LUKOR 

google+

linkedin