sexta-feira

Força, Vida e Superação - Vanessa Vidal palestra em DF

Compartilhe essa notícia! | Data : sexta-feira, setembro 16, 2011 | Series :

A  miss Ceará 2008, Vanessa Vidal, estará no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios para participar da programação da 2ª DiversidARTE - mesclando singularidades, promovida pelo Tribunal, através do Núcleo de Inclusão - NIC. O evento acontece na próxima semana, entre os dias 19 e 23, com exposições de pinturas, esculturas e fotografias, apresentações musicais e de dança, palestras e oficinas, todas voltadas a pessoas com e sem deficiência. A 2ª DiversidARTE estará aberta ao público das 12h às 19h.

O ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário, que em seu trabalho parlamentar tem empreendido esforços em prol das pessoas com deficiência, estará no Fórum de Brasília às 16h30 do dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No mesmo dia, será realizada apresentação de um grupo de crianças da Academia de Dança Peniel, algumas das quais, portadoras da Síndrome de Down. Haverá também duas apresentações musicais, uma delas com o jovem pianista surdo Alexandre Mesquita de Oliveira que executará o Minueto de Bach e Yellow Subamrine dos Beatles. O pianista Paulo José e a solista Rejane Mendell apresentarão a ária Cantilena da Bachiana nº5 de Heitor Villa-Lobos.

Vanessa Vidal, eleita miss Ceará em 2008, é deficiente auditiva e proferirá, em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, a palestra Força, Vida e Superação - Uma Via para a Inclusão, que terá tradução simultânea. Ela falará, no dia 22, no Fórum de Brasília e, no dia 23, em Ceilândia. Outra história de vida será apresentada pelo atleta paraolímpico Sérgio Fróes, servidor do TJDFT. Ele fará sua palestra em Ceilândia, no dia 23, abordando o tema O Esporte Como Meio de Inclusão Social.

A abertura oficial da 2ª DiversidARTE acontecerá na segunda-feira (19/6), às 15h, no átrio do Palácio da Justiça e contará com a presença de bailarinos em cadeira de rodas apresentando a coreografia Brasileirinho.

A mostra acontecerá nos Fóruns de Brasília, Ceilândia e Taguatinga, ao longo da semana. A programação inclui também a apresentação da pianista Angelina Lindoso e do flautista Paulo José executando Jesus Alegria dos Homens, de Bach e também do Coral Justiça Encantus, formado por servidores do TJDFT. Serão realizadas ainda oficinas dos sentidos pela Associação Brasiliense dos Deficientes Visuais.

O Núcleo de Inclusão - NIC do TJDFT foi instituído pela Portaria GPR 811, de 3/7/2009 com a responsabilidade de planejar, implementar e promover ações integradas para viabilizar a efetiva inclusão dos servidores com deficiência no TJDFT. Trabalho pioneiro, o NIC antecipou-se à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, que prescrevia a adoção de "medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência". Em seus dois anos de atuação, o Núcleo, que é subordinado à Presidência da Casa, vem realizando cursos, promovendo palestras e orientando gestores e servidores, bem como buscando adequação do espaço físico aos servidores e usuários da justiça que sejam pessoas com deficiência.

Clique aqui e veja a programação.


Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

google+

linkedin