quinta-feira

Campeonato de Vôlei de Surdos em Fortaleza

Compartilhe essa notícia! | Data : quinta-feira, setembro 15, 2011 | Series :
A Federação Desportiva dos Surdos Cearenses (FDSC) organizou um campeonato de vôlei e uma caminhada na avenida Beira Mar para chamar a atenção de Fortaleza sobre a necessidade de escolas bilíngue.
O campeonato de vôlei terminou no domingo, 11. Mas a celebração e festa de pessoas surdas de várias entidades do Nordeste já começou na manhã do sábado, 10. Ao total, foram nove instituições, a maioria do Interior do Ceará, participando do Campeonato Nacional de Vôlei de Praia de Surdos, nas quadras da Volta da Jurema, na avenida Beira Mar. O intuito da competição, além da importância de fazer atividades físicas, é chamar a atenção para a necessidade de criação de escolas bilíngues, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como linguagem oficial.

Além da competição, cerca de 300 pessoas participaram de uma passeata que pediu que a discussão sobre criação da escola que atenda as necessidades dos surdos. “Porque a forma como a inclusão acontece hoje, a inclusão não funciona”, diz Francisco de Assis, presidente do Federação Desportiva dos Surdos Cearenses (FDSC), que realiza o evento há dois anos em Fortaleza. De acordo com o presidente, a principal dificuldade nas escolas é que o português falado é extremamente difícil paras os surdos.

A competição e a passeata fazem parte da Semana Nacional dos Surdos e do Setembro Azul, que contou com o Seminário Estadual por Escola Bilíngue para Surdos, na Assembleia Legislativa. O 10 de setembro é o Dia Mundial das Línguas de Sinais, com eventos em todo o planeta.

Francisco de Assis aponta avanços na luta das pessoas não ouvintes, principalmente na área dos esportes. Hoje a federação é formada basicamente por surdos. Ele informa que a batalha ainda está longe do fim. “Nós precisamos de mais incentivo dos governos, a verba aplicada ainda é inferior à necessidade”, calcula.

Fonte: O POVO

google+

linkedin