terça-feira

A LIBRAS possui falhas?!

Compartilhe essa notícia! | Data : terça-feira, julho 12, 2011 | Series :
É intrigante a pergunta feita, mas foi algo pertinente em uma postagem aqui do blog, afinal a LIBRAS possui  falhas? A postagem sobre os alunos surdos que queria uma sala exclusiva, (ver postagem) pois não companhava dado conteúdo e que o professor era rápido tanto para escrever quanto para explicar a matéria, e existia uma carência de sinais para o que era estudo nas disciplinas, toda uma problemática e para a defesa o intéprete falou o seguinte:
"Agora é preciso que [a LIBRAS] seja revista em suas falhas e complementada. Os intérpretes também percebem as dificuldades destes alunos, se desdobram para ajuda-los, mas compreendem que é muito difícil, pelas falhas da Libras com vocabulário limitado, e lembram que mesmo sabendo ler o que o professor escreve, há que estar entendo o contexto, portanto são muitas as falhas."
Tenho perguntado alguns intérpretes se realmente a LIBRAS era falha e mostrei o comentário acima, alguns falaram que sim, porque falta muito sinais e que é dificil em um contexto escolar, mas quando contestei, ficaram sem palavras, não porque eu seja o dono da verdade, mas é que não tinham como refutar, como diz a Bíblia: "Meu Povo erra por falta de conhecimento.
A LIBRAS é uma língua, e como toda língua é um  instrumento eficaz para expressão de um povo, podendo discutir vários assuntos como política, filosofia, matemática, piadas enfim, uma infinidade de assuntos. Se eu digo que a LIBRAS tem falhas, logo eu afirmo que o português tem falhas, o inglês, francês e todas as línguas. O que acontece é a falta de informação a respeito da LIBRAS, a pesquisa do intérprete que é falha e não a LIBRAS. Para qualquer área do conhecimento temos grandes pensadores e autores de obras que nos servem de base para nossas pesquisas,  respeito da língua de sinais, ela teve um período terrível, ela foi proibida, massacrando a cultura surda, esse momento impediu o desenvolvimento de pesquisas, barrou o surgimento de  surdos em várias áreas, um exemplo, se não tivesse ocorrido tal proibição, um surdo poderia ter se tornado um historiador, se aprofundado e publicado um livro em signwriting ou mesmo com sinais desenhados a respeito da história e esse livro poderia servir como base, mas como a lingua de sinais foi proibida, desintegrou qualquer possibilidade de desenvolvimento em prol dos surdos. Analisando tudo o que realmente falta é a informação, é a busca, é a pesquisa que faz todo diferencial no trabalho do intérprete, que por falta de amor a causa, prefere colocar culpa na LIBRAS do que assumi-la. Precisamos de profissionais sérios, amante da causa surda e não do capitalismo.  Coloquei essa pergunta no grupo do facebook, acompanhe a discussão:












Veja o vídeo: 

google+

linkedin