quarta-feira

Estudantes de medicina aprendem LIBRAS

Compartilhe essa notícia! | Data : quarta-feira, julho 13, 2011 | Series :
Alunos de medicina da Universidade Federal de São João Del Rei, no campus em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, estão tendo a oportunidade de fazer uma disciplina inclusiva neste semestre: um curso de libras, a língua brasileira de sinais.
A disciplina optativa foi incluída na grade curricular com o objetivo de melhorar o atendimento a pacientes com surdez. “O profissional que sabe a línguas dos sinais vai atender com mais efetividade, vai conseguir comunicar bem, passando aquilo para o surdo, e o surdo vai se sentir seguro”, disse a professora de libras Graciele Kerlen.
Dois voluntários participam das aulas e ajudam no aprendizado dos universitários. Rafael Lacerda está no quinto período de medicina e já concluiu a disciplina. Para ele, isso é um diferencial na carreira. “Eu vou levar isso para o resto da vida, eu tenho certeza que eu conseguiria atender uma pessoa deficiente com tranqüilidade. Eu acho que vai ser importante”, disse o estudante.
Mariana Oliveira, que precisa da linguagem dos sinais para se comunicar com outras pessoas, aprovou a iniciativa da universidade. “Vai ser bom, vai estar nos ajudando, respeitando a nossa cultura, nossa língua. Com muita calma, nós iremos aos médicos e seremos melhor atendidos”, disse usando libras.
Veja o vídeo da entrevista no site do G1:

google+

linkedin

1 comentários:

Tulis comentários
avatar
Anônimo
Admin
5 de novembro de 2011 02:16

eu sabe pessoeas aviso já minha passado verdade perigos medico arrumar fez ouvir como erro muito medico! muitos perigo dor sofre surdos! eu quero normal é mão libras ótimo importante surdos natura bom cabeça olho vivo é libras diferente legal surdos libras é aprender comuniçar é precisa libras!!! Deus fez dar legal bonitos surdos natura melhor!!! por favor nãoooo fez medico:(

Reply