quinta-feira

Surdos de Itapajé na festa junina da ASCE

Compartilhe essa notícia! | Data : quinta-feira, junho 23, 2011 | Series :
Os surdos de Itapajé participaram da Festa Junina da ASCE - Associação dos Surdos do Ceará, um momento onde eles se reunem para apresentações e um bom bate papo. O desenvolvimento que acontece com os surdos que encontra-se em contato com sua cultura, com sua língua, é imenso. Os surdos de Itapajé, aos poucos ganham maturidade e organização, passos importantes para o surgimento de uma futura associção mas cada coisa a seu tempo. Conseguimos chegar aquela comemoração com a colaboração de cada família, dos alunos e com a colaboração do vereador Júnior Ferreira*,
Os surdos possuem um cultura própria, resultante das experiências de seus membros e todas postas em comum. Ao conjunto das imposições de conviver de um grupo é chamado "Cultura". Numa visão antropológica, é um conjunto sobredeterminado de valores, através dos quais um grupo de sujeitos, mesmo que mantidas diferenças individuais, pratica um mesmo modo de refletir sobre si mesmo e sobre o universo, podendo, assim, viver junto, partilhando crenças e costumes comuns. É aprendida socialmente. Ao longo dos séculos, os surdos foram formando uma cultura própria centrada principalmente em sua forma sinalizada de comunicação, com modelo cultural diferente dos ouvintes. Entende-se cultura surda como a identidade cultural de um grupo de surdos que se define enquanto grupo diferente de outros grupos.

            Do ponto de vista social e familiar, surgem problemas de origens comuns que são vistas sob dois aspectos, o preconceito social e a presença de um diferente sobre o dinamismo familiar, decorrendo daí as causas que tem gerado a formação de organizações próprias de surdos em defesa de uma causa comum. Em quase todas as cidades do mundo, vamos encontrar associações de surdos onde eles se reúnem e convivem socialmente. Se houver uma na sua cidade, não perca a oportunidade de visitá-la e praticar a língua de sinais e conhecer a sua interessante cultura. 

Agradecemos a todos pelo o apoio dado aos Surdos.  


* Vereador Junior Ferreira
Vereador Junior Ferreira esta atento as transformações sociais
e política que passa o nosso pais para juntos em um fórum de 
debates possamos juntos desenvolver e amadurecer ações 
para o crescimento do Município.

google+

linkedin