domingo

Filme "HAMILL" conta a história de um lutador surdo

Compartilhe essa notícia! | Data : domingo, junho 12, 2011 | Series :

O filme foi produzido em 2010 e vem recebendo críticas positivas em alguns dos principais festivais independentes de cinema dos Estados Unidos. Entre os prêmios, estão os de Escolha da Audiência nos festivais de Newport Beach, Flórida e Miami, e os de Melhor Filme Independente Americano no festival de Cleveland e no Philly Cinefest. O longa-metragem retrata a trajetória de Hamill, que, surdo desde a nascença, superou o preconceito e as dificuldades criadas por sua condição através da luta greco-romana, na qual começou graças ao padastro. "The Hammer" é tricampeão nacional universitário de wrestling e tem uma medalha de ouro e outra de prata, conquistadas nas Olimpíadas para Surdos de 2001.

A maioria das pessoas surdas veem ser surdo como um dom e são felizes por fazer parte desta cultura. Eles veem a linguagem de sinais como sua língua, não o inglês. (Matt) não se vê como deficiente e ficaria ofendido se alguém lhe chamasse assim. Ser surdo se torna parte da sua vida e você se acostuma a isto -  

explica Kostbar.

 Foram cinco anos de produção até terminar o filme. Os produtores passaram a acompanhar o lutador e entrevistaram todos os seus amigos e parentes, além de estudarem fitas de vídeo de seus antigos combates na faculdade. O que difere o longa de outros filmes de luta, no entanto, é a sua perspectiva sobre a comunidade surda. A dupla adotou uma co-produtora surda, Catherine MacKinnon, e, após protestos dos fãs de Hamill, trouxe o ator surdo Russell Harvard para viver o papel-título - a atuação de Harvard, bastante elogiada pelos críticos de cinema, tem sido outro trunfo da produção.

fonte: SPORTV GLOBO


 

google+

linkedin