sábado

Ele fala a Língua das Ondas

Compartilhe essa notícia! | Data : sábado, junho 04, 2011 | Series :
Desde os 2 anos, Bruno Menezes, hoje com 25, não escuta um só ruido. Mas a meningite, que lhe tirou a audição, não afetou sua vontade de se superar. Amante de esportes desde criança, ele será um dos competidores do Circuito Estadual de Surfe Sub-18, que acontecerá na Prainha, no próximo fim de semana, e no Recreio, nos dias 25 e 26, sempre a partir das 9h. Concorrerá com outros deficientes auditivos, numa categoria específica para eles - que indepente do fato de o atleta ter até 18 anos, ou seja, mais velhos podem participar.

Recém-nomeado diretor de esportes da Federação Desportiva de Surdos do Rio de Janeiro (FDSERJ), ele é também professor de educação física do Colégio Qi, no Recreio, e da academia A! Body Tech do Città America. E tem uma rotina bem mais agitada do que a maioria dos jovens de sua idade. Pratica alpinismo e voa de parapente, além de surfar regularmente na Praia da Barra, onde mora. Menezes se considera bilíngue, pois fala em libras (a língua dos sinais) e também lê lábios. Por isso, comunica-se bem tanto com ouvintes quanto com deficientes auditivos.

— Estou muito feliz com o meu desempenho com as crianças ouvintes, no colégio. Aprendo muito com elas
— orgulha-se.

No momento, Bruno pode ser visto no reality show esportivo “Minha praia”, do Multishow. Durante as gravações, no ano passado, ele conheceu a namorada, Bruna Slavatori.

— Foi uma coisa muito louca entrar nesse programa. Adoro os esportes de aventura e sua adrenalina — diz.
Em 2009, venceu um campeonato local para surdos, em Saquarema, e, no mesmo ano, foi ao Havaí, para uma competição mundial para deficientes auditivos. Terminou em segundo lugar.

— O pessoal começou a ver meu potencial na época. Devo muito ao Mudinho (o surfista Carlos L’Astoria, um dos pioneiros no surfe para surdos no Brasil). Se não fosse por ele, eu não estaria aqui — afirma
Menezes, que tem planos de trazer um campeonato mundial de surdos para o Rio.

Fonte: Jornal O GLOBO

google+

linkedin