English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

sábado

Afinal: Língua ou linguagem de sinais?

Postado por Paulo Henrique Soares Na sábado, junho 25, 2011 1 comment

Todos os anos até agora, muitas pessoas confundem os diferentes termos: Língua e Linguagem no que se refere as comunidades surdas. A  Libras é a própria Língua materna e não a "linguagem materna" , que convive na sociedade.

A influência da sociedade sobre os diferentes e diversos termos relacionado a comunidade surda.

Os surdos sofrem a influência por causa dos termos que não combinam na área da surdez. A maioria das pessoas que ouvem não conhecem a vida pessoal da pessoa surda nunca se permitiram  "mergulhar" no mundo dos Surdos. Iniciam com cursos de LIBRAS, aprendem os conteúdos e termos na área da surdez  e muito mais, porém, devem conviver com a comunidade surda e buscar novos conhecimentos nos estudos.
 
Esse texto supracitado foi retirado do blog PORTAL DA IDENTIDADE - POR CELSO BADIN, traz uma temática muito relevante quanto a lingua de sinais. Afinal:
 
É LINGUA  de sinais ou LINGUAGEM de sinais?
Linguagem é o ato da comunicação, o mecanismo que eu utilizo para para repassar uma mensagem podendo ser verbal quando escrita escrita,  e não-verbal, é comum ouvirmos falar de linguagem corporal (expressar através do corpo), linguagem musical (expressar-se através das melodias musicais), linguagem visual (desenhos, gráficos, símbolos, placas...) e até mesmo linguagem animal (cantos, gritos, chamados, trinados, mugidos, troca de plumagem). Como vimos, a linguagem utiliza mecanismos pra facilitar a comunicação.
 
Lingua, como diz o Aurélio,o conjunto de palavras e expressões usados por um povo, nação e o conjunto de regras de sua gramática, idioma. Explicando, a língua ela é normativa, segue regras, tem sua estrutura, um sistema. Aqui sim, se enquadra a LIBRAS, pois possui, assim como as linguas orais, sua estrutura própria, a sintaxe, semântica, pragmática, todas bem definidas. O que realmente falta é o conhecimento da sociedade a respeito dessa lingua tão rica.
Enfim, A LINGUA É O FATO A LINGUAGEM É O ATO.

Sou surda. 
Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, 
meus olhos são meus ouvidos.
Sinceramente nada me falta. 
Quem me torna deficiente é a ...
 

1 comentários:

Postar um comentário