quarta-feira

Quase dois mil participantes realizam prova prática para obter certificação em Libras Prolibras

Compartilhe essa notícia! | Data : quarta-feira, maio 04, 2011 | Series :
Quase duas mil pessoas foram habilitadas para realizar hoje, dia 3,  a segunda etapa do Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/Português/Libras (Prolibras). A prova prática está sendo aplicada em 32 municípios brasileiros e teve início às 14h(horário de Brasília-DF). O Prolibras certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com ensino superior ou médio completo. Os resultados finais devem ser divulgados no início de junho, no site www.prolibras.ufsc.br. Os aprovados devem receber os certificados via Correios até o fim de julho.

Será certificado o candidato que alcançar a média mínima 6,00 na prova prática, que vai de zero a dez, tiver concluído os ensinos médio ou superior, dependo do nível da certificação, e que tiver entregado todos os documentos solicitados no dia da prova prática. O Prolibras é promovido pelo Inep e desenvolvida por instituições federais de ensino superior, selecionadas por chamadas públicas. Em sua quinta edição, o diploma de certificação será expedido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Os certificados obtidos pelo Prolibras asseguram a competência no uso e no ensino da libras ou na tradução e interpretação da língua, sendo aceitos por instituições de educação superior ou básica.

A primeira fase da avaliação foi realizada no último domingo, dia 1º, também nos 32 pólos de aplicação. A prova objetiva foi composta por 20 questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de Libras, com duração de duas horas. Foram habilitados para a última etapa do processo os participantes que alcançaram pontuação igual ou superior a 12 pontos na prova objetiva.

Veja o número de habilitados para a prova prática por pólo de aplicação.

Pólo de aplicação
Habilitados
Brasília
75
Florianópolis
58
Fortaleza
78
Goiânia
78
Manaus
8
Rio de Janeiro
183
Salvador
76
Porto Alegre
94
São Paulo
272
Belo Horizonte
110
Curitiba
92
Vitória
58
São Cristóvão-SE
12
Maceió
24
Recife
54
João Pessoa
49
Natal
26
Teresina
11
São Luís
38
Belém
42
Macapá
16
Rio Branco
10
Porto Velho
8
Boa Vista
5
Palmas
5
Cuiabá
20
Campo Grande
63
Niterói
29
Santa Maria
11
São Carlos
59
Uberlândia
27
Maringá
88
Total
1779

Assessoria de Imprensa Inep/MEC
 

google+

linkedin