English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

segunda-feira

EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: Concepções e Implicações Práticas

Postado por Paulo Henrique Soares Na segunda-feira, janeiro 31, 2011 Comente algo!

SINOPSE
O desafio da maioria das instituições para Surdos no Brasil, de pesquisadores, professores e demais profissionais envolvidos com esta temática é a busca por filosofias educacionais e metodologias mais adequadas à problemática da surdez. Nesta direção caminha este livro que tem como objetivo apresentar os princípios, fundamentos e aspectos práticos que caracterizam uma proposta de educação bilíngue para Surdos, como mais uma luz ao final do túnel, um ponto de partida àqueles que buscam um entendimento maior da Surdez, da pessoa Surda e de sua educação. Nesta direção caminha este livro que tem como objetivo apresentar os princípios, fundamentos e aspectos práticos que caracterizam uma proposta de educação bilíngue para Surdos, como um ponto de partida àqueles que buscam um entendimento maior da pessoa Surda e sua educação. Tem-se, também, a (pré)tensão, mesmo correndo o risco de não contemplar a multidimensionalidade do conceito de bilinguismo, de lançar ideias e opiniões que permanecem como objeto de investigação, mas que poderão abrir caminhos para novas interpretações e estudos que contribuam para a produção de novos conhecimentos e novas realidades.
CURRÍCULO DO AUTOR
Vilma Geni Slomski possui Doutorado e Mestrado em Educação – opção Educação Especial - pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde pesquisou a área da didática e prática de ensino para Surdos – Educação bilíngüe, com financiamento do CNPq e Capes; Pós-Doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, onde pesquisou a área da didática e prática de ensino Contábil, com financiamento da FAPESP; Pedagogia pela Unoesc.
Atua como Professora e Pesquisadora do programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap – SP, onde ministra a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, desenvolve pesquisas na área da Educação e Pesquisa Contábil e é líder do grupo “Observatório Fecap de Educação e Pesquisa Contábil”.
Atua como Pesquisadora na área de Didática e Prática de Ensino junto ao Centro de Docência e Pesquisa em Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Educacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e autora de artigos científicos na área da Educação Especial.
É Autora de livro, artigos científicos e capítulos de livros na área da Educação Especial e da Educação e Pesquisa Contábil. Avalia artigos Científicos para Eventos, Congressos e Revistas da área Contábil.
Atuou como Professora nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia oferecidos por IES Catarinenses (Unoesc e Univali), e, como Professora convidada, ministra a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em cursos de Pós-graduação lato sensu da Fipecafi/SP.
Foi Professora concursada na área da Educação Básica e Especial – Fundação Catarinense de Educação Especial - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina/SC.


Veja algumas citações no meu BLOG DE ANOTAÇÕES

0 comentários:

Postar um comentário